Controle do Metabolismo
Controle do Metabolismo
O personagem é capaz de controlar normalmente funções biológicas involuntárias, como pulsação, fluxo sanguíneo, digestão e respiração. Cada nível desta vantagem concede um bônus de +1 em qualquer teste de HT que seria beneficiado por esse controle (a critério do Mestre), incluindo os testes de sangramento (v. Sangramento, pág. 420) e testes para se recuperar de doenças e envenenamento (não resistir).
O personagem também é capaz de entrar em um transe semelhante à morte. Qualquer indivíduo que não esteja familiarizado com o metabolismo do personagem precisa vencer uma Disputa Rápida de Diagnose vs. HT + Controle do Metabolismo do personagem para descobrir que ele não está morto. Nesse estado, cada nível de Controle do Metabolismo reduz em 10% a quantidade de oxigênio necessária para o personagem se manter vivo (com um nível maior ou igual a 10, o personagem não respira) e dobra a quantidade de tempo que ele consegue viver sem alimento ou água.
O personagem não tem consciência de seus arredores enquanto se encontra em transe, mas acorda automaticamente se for ferido. Ele também consegue ajustar um “alarme” mental para acordá-lo depois de algum tempo.
Esta habilidade é incompatível com a metacaracterística Máquina (pág. 262).
Modificadores
Limitações Especiais
Hibernação: O personagem só é capaz de usar a habilidade de entrar em transe, mas não recebe nenhum bônus nos testes de HT. Além disso, ele fica nesse estado automaticamente quando é exposto a alguma condição ambiental específica — como o frio intenso, estiagem, etc. Defina a característica em conjunto com o Mestre. Quando se encontra nas condições definidas para essa limitação, o personagem tem que obter sucesso num teste de Vontade para evitar a hibernação. Ele também pode entrar nesse estado voluntariamente. Para isso, faça um teste de Vontade-4 por hora até obter sucesso.
Não é possível definir uma hora precisa para o personagem acordar. Estabeleça uma duração, depois a multiplique por (2d+3)/10. -60%.