Destino
O destino do personagem está predestinado. Isto é considerado uma vantagem, se o personagem estiver destinado a realizar grandes feitos — embora esse destino possa não estar claro e até mesmo se tornar inconveniente. Se buscar um Destino desvantajoso, consulte a pág. 132.
Quando escolhe essa vantagem, o jogador só pode especificar o valor em pontos. O Mestre irá determinar, em segredo, a natureza do Destino, de acordo com o valor em pontos e os ditames da campanha. O personagem pode descobrir algumas pistas sobre o seu futuro por meio da adivinhação mágica ou de técnicas semelhantes, mas é pouco provável que ele descubra toda sua extensão até o cumprir. Lembre-se também que esse Destino pode mudar dependendo do desenvolvimento da campanha.
Tenha em mente que essa vantagem dá ao Mestre licença para interferir na vida do personagem — ele tem que fazer com que o Destino se cumpra! Criar um Destino bom e garantir que ele se cumpra exige uma engenhosidade considerável do Mestre. Pode ser que ele prefira proibir essa vantagem se sentir que ela pode tirar a campanha dos trilhos.
O valor em pontos do Destino determina seu impacto:
- Vantagem Superior: O personagem está destinado a atingir a grandeza durante sua vida. No fim das contas, todos o conhecerão e louvarão seu nome! Mais cedo ou mais tarde, alguma coisa acontecerá para concretizar esse Destino. Lembre-se que isso não garante o “sucesso” — se o personagem optar por saltar na frente do punhal de um assassino durante sua primeira sessão de jogo, o Mestre pode decidir aí mesmo que o Destino foi realizado… o personagem morreu como um herói! 15 pontos.
- Vantagem Maior: Como no caso anterior, mas com uma extensão menor. Outra opção é que o personagem esteja condenado a morrer em um determinado lugar ou de um modo específico: no mar, pelas mãos de um imperador, sob a terra, etc. Em outras circunstâncias, o personagem ficará gravemente ferido ou até mesmo mutilado, mas não morrerá. Se evitar os acontecimentos que culminariam nesse futuro, conscientemente ou não, o personagem acabará descobrindo que o Destino lhe reserva algumas surpresas. Talvez o mar inunde sua casa enquanto ele estiver dormindo, ou o general contra quem ele está lutando pode se tornar o futuro imperador, ou ainda, talvez o Monte Vesúvio venha a cobri-lo com toneladas de cinzas. 10 pontos.
- Vantagem Menor: O personagem está destinado a desempenhar um pequeno papel em uma história grandiosa, mas ele será lembrado por isso. Em termos de jogo, existe uma garantia de que o personagem conseguirá pelo menos uma vitória significativa. 5 pontos.
Se o personagem cumprir seu Destino e sobreviver, tudo estará acabado, mas ele sentirá as repercussões desse evento durante muitos anos. Em geral, o Mestre deve permitir que o jogador use os pontos de personagem que ele havia gasto em um Destino vantajoso para comprar uma Reputação positiva. Um Destino que passa despercebido depois de ser realizado não é um grande Destino!