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Detectar

O personagem é capaz de detectar uma substância ou condição específica, mesmo quando ela estiver protegida dos cinco sentidos humanos. Isso exige um segundo de concentração, depois do qual o Mestre deve fazer, em segredo, um teste de Sentidos (v. Teste de Sentidos, pág. 358). Os modificadores de distância presentes na Tabela de Tamanho e Velocidade/Distância (pág. 550) devem ser aplicados. O jogador pode comprar uma versão especial de Sentidos Aguçados (pág. 88) para melhorar seu teste, aumentando assim sua distância efetiva. No caso de um sucesso, o Mestre dirá ao personagem a direção na qual ele poderá encontrar a fonte mais significativa da substância em questão e dará uma pista da quantidade existente. No caso de um fracasso, o personagem não sentirá nada.

Detectar também inclui a habilidade de analisar a substância detectada. Isso exige um teste de IQ; quanto melhor o resultado do teste, mais precisos serão os detalhes. Exemplo: um personagem com Detectar (Metal), poderia distinguir o ouro do ferro com um sucesso num teste de IQ, mas num sucesso decisivo, descobriria se o ouro está na forma de pepitas ou de barras, além de sua verdadeira pureza.

A base de custo de Detectar é o seguinte:

  • Raro (feiticeiros, magia de fogo, zumbis, ouro, radar, rádio): 5 pontos.
  • Ocasional (magos, magia, mortos-vivos, metal precioso, campos elétricos, campos magnéticos, radar e rádio): 10 pontos.
  • Comum (seres humanos, fenômenos sobrenaturais, criaturas sobrenaturais, metal, campos elétricos e magnéticos): 20 pontos.
  • Muito Comum (qualquer forma de vida, fenômenos e criaturas sobrenaturais, qualquer mineral, qualquer tipo de energia): 30 pontos.

Perceba que a habilidade de detectar fenômenos pode justificar outras vantagens. Por exemplo, Detectar (Campos Magnéticos) poderia explicar Senso de Direção.

Modificadores

Ampliações Especiais

Detecção de Sinais: O personagem é capaz de detectar algum tipo de transmissão ativa como rádio, radar ou laser; v. Sentido de Monitoramento (pág. 87) e Telecomunicação (pág. 93). Ele não sofre penalidades devido à distância, mas tem que estar a até duas vezes o alcance do sinal e, se ele for direcional, dentro de sua trajetória. +0%.

Precisão: No caso de um sucesso no teste de Sentidos, o personagem também sabe a distância do que quer que ele tenha detectado. +100%.

Limitações Especiais

Vaga: O personagem é capaz de detectar apenas a presença ou ausência da substância determinada. A direção e a quantidade são reveladas somente num sucesso decisivo e ele não consegue analisar o que detecta. Esta limitação e Precisão são mutuamente excludentes. -50%.

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