Grupo de Contato
O personagem tem uma rede de Contatos (v. Contatos, pág. 48) dentro de uma determinada organização ou camada social. O jogador precisa especificar uma corporação, sindicato do crime, unidade militar, departamento de polícia ou organização similar, ou o submundo, comerciantes, a classe alta, etc., de uma determinada cidade. Grupos de Contato maiores não são permitidos.
O personagem pode solicitar informações de um Grupo de Contatos exatamente como faria com um Contato, utilizando as mesmas regras para frequência de participação, NH efetivo e confiabilidade. A única diferença é que o NH efetivo de um Grupo de Contato reflete habilidade em uma categoria inteira de perícias — ex., “perícias comerciais” no caso de uma corporação, ou “perícias militares” para uma unidade militar — em vez de uma perícia específica.
O jogador deve definir essa área de conhecimento quando comprar a vantagem e ela precisa estar de acordo com a organização. Quando o personagem requisitar alguma informação que esteja dentro das capacidades do grupo, o Mestre faz um teste contra o NH do grupo. Contudo, esse seria um teste de habilidade abstrato e não um teste com uma perícia específica.
Por exemplo: um Grupo de Contato na polícia poderia fornecer comparações balísticas, fichas criminais, conselhos legais, registros policiais e contatos com criminosos, mas não usaria especificamente as perícias Administração, Criminologia, Jurisprudência, Manha ou Perícia Forense — embora as informações fornecidas podem ser apropriadas para qualquer uma dessas “perícias policiais”.
Para determinar o custo em pontos de um Grupo de Contato, determine o NH efetivo, a frequência de participação e o nível de confiabilidade, assim como faria com um Contato simples, e depois multiplique o custo resultante por 5.