Imunidade Legal
O personagem é isento de algumas ou de todas as leis da sociedade. Se violá- las, um agente da lei comum não terá poder suficiente para prendê-lo. Apenas uma determinada autoridade — a igreja ou classe social do personagem, uma corte especial ou talvez seu governante — pode julgá-lo ou puni-lo.
O custo em pontos depende da amplitude da imunidade (a critério do Mestre):
- O personagem não está sujeito às leis comuns, mas as regras que determinam seu comportamento são igualmente rígidas. Exemplos: um abade da Idade Média ou observador da ONU nos dias de hoje. 5 pontos.
- Exatamente igual ao caso anterior, mas as leis que se aplicam ao personagem são menos rígidas do que aquelas que se aplicam às outras pessoas. Exemplo: um bardo da Idade Média (v. a seguir). 10 pontos.
- O personagem pode fazer quase tudo que quiser, contanto que não prejudique a nação, a igreja ou a instituição que lhe concedeu a Imunidade Legal. Exemplos: um duque da Idade Média ou um diplomata internacional (v. a seguir). 15 pontos.
Por 5 pontos adicionais, é possível adicionar o privilégio da “mala diplomática:” o personagem pode mandar e receber objetos e correspondência que as autoridades comuns não têm poder legal para deter ou examinar.
Duas classes de Imunidade Legal são especialmente interessantes para aventureiros:
- Imunidade Bárdica: O personagem tem o direito de cantar o que quiser sem temer consequências graves. Ele pode até mesmo entoar uma canção extremamente desrespeitosa para o rei — claro que ele poderá ser punido por isso, mas não açoitado, aprisionado ou morto. Qualquer pessoa que violar a imunidade do personagem corre o risco de sujar o próprio nome e reputação. Outros bardos vão compor e distribuir sátiras cruéis sobre essa pessoa, deixando-a com uma má Reputação. Eles podem até mesmo revelar um Segredo, se ela tiver um! Essa vantagem só se aplica ao conteúdo das performances do personagem, nada mais, e está disponível somente para bardos verdadeiros em cenários de fantasia ou medievais. Para se qualificar para essa vantagem, o personagem precisa gastar pelo menos 1 ponto em cada uma das perícias: Atuação, Canto e Poesia. 10 pontos.
- Imunidade Diplomática: O personagem é um diplomata internacional e pode ignorar as leis de todos os países, exceto o seu. Quando está no exterior, ele não pode ser levado a julgamento por nenhum crime, independente da gravidade do mesmo; a polícia local pode prendê- lo, mas não processá-lo. O único recurso disponível para um governo estrangeiro é declará-lo persona non grata. Isso significa que ele tem de deixar o país imediatamente, pondo um fim à sua atribuição atual e possivelmente sua carreira. As autoridades estrangeiras podem pedir sua extradição devido a uma acusação comum, mas seu governo provavelmente não concordará com isso. Esta característica é sempre acompanhada de um Dever (pág. 133) para com uma agência do governo e muitas vezes tem algum nível de Hierarquia Administrativa (pág. 30) como pré-requisito. 20 pontos.
Esfregue a regra na cara do seu amigo