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Insubstancialidade

O personagem é capaz de se tornar intangível e atravessar objetos sólidos como se eles não existissem. Nesse estado, a gravidade não afeta o personagem e ele é capaz de se mover em qualquer direção com seu valor total de Deslocamento (sem produzir nenhum som enquanto faz isso). O personagem consegue perceber o mundo tangível e pode se comunicar normalmente com as pessoas que fazem parte dele, mas não consegue pegar objetos comuns nem afetá-los de qualquer maneira. Ataques físicos e de energia não afetam o personagem, mas ele continua vulnerável a ataques psíquicos e mágicos (que não sejam materiais). Da mesma maneira, seus ataques físicos e de energia não afetam oponentes físicos. Suas habilidades psíquicas e mágicas afetam o mundo físico, mas todas as jogadas sofrem uma penalidade de -3.

Embora seja capaz de atravessar objetos sólidos, o personagem ainda precisa respirar. Quando ele atravessar esses objetos, considere que ele está debaixo d’água para verificar se há ou não sufocamento. O personagem não consegue se materializar dentro de um objeto sólido.

A forma “natural” (material ou insubstancial) do personagem é considerada um efeito especial. O jogador tem que comprar a vantagem para que o personagem seja capaz de assumir, alternadamente, uma forma física e uma forma insubstancial.

Esta característica pode representar qualquer habilidade do folclore e da ficção. É aconselhável estabelecer as origens (v. pág. 33) e os efeitos especiais em conjunto com o Mestre talvez o personagem “vibre” em dissonância com a realidade, viaje por uma dimensão diferente ou se transforme em um espírito. Esses detalhes determinam a aparência do efeito, que pode ser transparente, enevoada ou completamente normal (contudo, o personagem não pode ficar invisível sem ter a vantagem Invisibilidade). Os ataques físicos e de energia do personagem afetam outras criaturas com Insubstancialidade que estiverem na mesma forma que ele, e vice-versa. O Mestre pode definir que certos materiais, barreiras de energia, mágicas, etc., não podem ser atravessados pela forma específica de Insubstancialidade do personagem.

Modificadores

Ampliações Especiais

  • Afeta a Matéria: Se o personagem possuir alguma habilidade que pode afetar o mundo material enquanto ele se encontra insubstancial — incluindo magia, psiquismo ou poderes com a ampliação Afeta a Matéria (pág. 102) — a vantagem tem um custo maior. +100%.
  • Capaz de Carregar Objetos: Normalmente, o personagem não consegue carregar nada enquanto está insubstancial. Esta ampliação permite que ele carregue objetos, inclusive roupas e armaduras. Eles se tornam físicos se forem derrubados. O personagem não pode materializar esses itens dentro de outros objetos ou personagens. Objetos que pesam até o valor de Nenhuma Carga do personagem custam +10%; até Leve, +20%; até Média, +50%; até Pesada, +100%.
  • Mudança Parcial: O personagem é capaz de tornar material uma parte do seu corpo enquanto as outras permanecem insubstanciais, ou vice-versa. Ou seja, o personagem seria capaz de esticar um braço através de uma parede e dar um tapinha no ombro de outra pessoa. Se ele também tiver Capaz de Carregar Objetos, o personagem pode materializar a mão, recolher o objeto e carregá-lo enquanto se encontra no estado insubstancial. +20% ou +100% se o personagem for capaz de tornar o objeto que estiver carregando material sem derrubá-los (para isso, também é necessário materializar a mão).

Limitações Especiais

  • Sempre Ativa: O personagem está sempre insubstancial e não consegue se materializar. Se tiver essa limitação, o personagem não sofre a penalidade de -3 quando for usar magia ou psiquismo. -50%.
  • Normalmente Ativa: Similar a Sempre Ativa, mas o personagem é capaz de se materializar por curtos períodos de tempo fazendo um grande esforço —1 PF por segundo. -40%.
Esfregue a regra na cara do seu amigo