Interposição
O personagem é capaz de atravessar uma determinada matéria sólida como se ela não existisse. Ele não abre uma passagem atrás dele — seus observadores simplesmente o veem “derreter” na superfície e desaparecer. O personagem precisa ter Visão Penetrante (pág. 97) para enxergar onde está indo e ainda precisa respirar (a menos que tenha a vantagem Não Respira), o que limita o tempo dessas incursões ao tempo em que ele pode ficar sem respirar (v. Prender o Fôlego, pág. 355).
A Interposição é diferente da Insubstancialidade. O personagem é afetado pela gravidade e está limitado ao deslocamento normal; se não possuir Voo ou qualquer outra vantagem de deslocamento, o personagem precisa caminhar com seu Deslocamento Básico. Além disso, o personagem pode ser afetado por qualquer ataque capaz de alcançá-lo dentro do objeto sólido. O personagem ainda é vulnerável a ataques realizados com o material que ele consegue atravessar, a menos que o jogador compre Resistência a Dano para esses ataques.
O custo desta vantagem depende da frequência com que o personagem encontra o material que ele consegue transpor na forma de uma barreira. Exemplo: papel pode ser uma substância “Comum”, mas como muralhas de papel são raras, esse objeto é considerado “Raro” no cálculo da Interposição.
- Muito Comum: Terra (incluindo argila, lama e areia), metal, pedra (incluindo tijolo, concreto e gesso), madeira e outros materiais estruturais comuns. 40 pontos.
- Comum: Concreto, plástico, aço e outros materiais estruturais específicos e comuns. 20 pontos.
- Ocasional: Vidro, gelo (incluindo neve), areia e qualquer outra coisa que uma pessoa normal poderia acabar quebrando ou atravessando por meio de força muscular, assim como materiais estruturais incomuns, como alumínio e cobre. 10 pontos.
- Raro: Osso, carne, papel, e outros materiais raramente encontrados em grandes quantidades ou como barreiras. 5 pontos.
Modificadores
Ampliações Especiais
- Capaz de Carregar Objetos: Normalmente, o personagem não consegue carregar nada enquanto se move através da matéria. Esta ampliação lhe permite transportar objetos, incluindo vestimentas e armaduras. Se forem derrubados, esses objetos “pulam” para o espaço aberto no local onde o personagem entrou no material. Não é possível largar os objetos dentro da matéria sólida! Objetos que pesam até o valor de Nenhuma Carga do personagem custam +10%; até Leve, +20%; até Média, +50%; até Pesada, +100%.
- Túnel: O personagem é capaz de deixar um túnel (aproximadamente com sua altura) atrás de si, se assim o desejar. A habilidade rearranja a matéria através da qual o personagem está se movendo sem causar dano e não funciona em seres vivos. Se quiser uma habilidade capaz de abrir buracos em objetos e pessoas, consulte Ataque Inato (pág. 42). +40%.