Intuição
O personagem normalmente acerta em suas conjecturas. Quando ele tiver várias alternativas diante de si e não houver nenhuma maneira lógica de escolher entre elas, o jogador pode pedir ao Mestre que permita ao personagem um teste de Intuição. O Mestre faz um teste secreto de IQ com um bônus igual ao número de opções “boas” e uma penalidade igual ao número de opções “ruins”. No caso de um sucesso, ele conduz o personagem a uma opção favorável; no caso de um sucesso decisivo, ele revela a melhor opção. Num fracasso, o personagem não recebe nenhuma informação; no caso de uma falha crítica, o Mestre indica uma opção ruim. O Mestre pode modificar esse sistema para situações onde ele acredita que a Intuição poderia ajudar. Só é permitido um teste por problema.
O Mestre também não deve permitir que a Intuição cause um “curto-circuito” na aventura; por exemplo, que o detetive intuitivo entre em uma sala, coloque as algemas nos culpados e encerre o caso. A intuição deveria, na melhor das hipóteses, apontar uma boa pista. Mestres que não se acham capazes de controlar os efeitos da Intuição de modo conveniente não devem permiti-la em jogo.