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Investidura de Poder

Uma divindade — deus, lorde demoníaco, grande espírito, poder cósmico etc. — investiu o personagem de poderes para operar mágicas “clericais”. Adicione o nível de Investidura de Poder à IQ do personagem quando ele for aprender mágicas oferecidas pela divindade que concedeu a vantagem. Exemplo: IQ 12 e Investidura de Poder (Thor) 2 permite que o personagem aprenda as mágicas oferecidas pelo deus Thor como se tivesse uma IQ 14. O personagem só pode aprender as mágicas clericais que aparecem em uma lista pré-estabelecida pela divindade e a divindade pode até mesmo impor a mágica que deseja que o personagem aprenda. O Mestre deve criar essa lista e representar o papel da divindade quando o personagem quiser aprender novas mágicas.

No entanto, como ele está canalizando a vontade divina e não estudando magia — as mágicas clericais não têm pré-requisitos. Em geral, quanto maior a Investidura de Poder, mais “sagrado” será o personagem. O nível máximo desta vantagem depende da divindade, conforme determinado pelo Mestre. Deuses menores — que têm uma habilidade limitada de transferir poder para seus escolhidos, ou uma lista pequena de efeitos mágicos — podem conceder apenas um nível, enquanto divindades mais importantes podem ser mais generosas.

Lembre-se que Investidura de Poder é uma medida do vínculo do personagem com a divindade, enquanto que Clericato (pág. 47) e Hierarquia Religiosa (pág. 30) medem o poder social. Essas duas coisas não precisam necessariamente estar relacionadas. Investidura de Poder pode ser restringida a clérigos de cargos elevados, mas no fim das contas, uma divindade concede poderes a quem quiser (possivelmente decepcionando a própria igreja!).

Em alguns casos, é possível aumentar o poder desta vantagem durante o jogo. As formas como isso pode acontecer dependem da divindade. Para receber, manter ou aprimorar Investidura de Poder, o personagem normalmente precisa adquirir e se manter fiel a uma ou mais características relacionadas no quadro Desvantagens Mentais Autoimpostas (pág. 121). Se quebrar esses votos, o personagem pode inclusive perder alguns ou todos os seus poderes — possivelmente até cumprir uma penitência adequada, ou talvez, para sempre. Efetivamente, Investidura de Poder traz embutida a limitação Pacto (pág. 114); não aplique novamente esse modificador.

Pode ser também que o personagem precise atender certas exigências físicas. Algumas divindades só concedem poder a homens, mulheres, eunucos, virgens… o Mestre deve ser criativo. Se o personagem perder uma dessas exigências especiais (como virgindade, por exemplo), a Investidura de Poder pode enfraquecer ou ser perdida, reduzindo de maneira correspondente o valor em pontos do personagem.

É possível ter tanto Aptidão Mágica quanto Investidura de Poder (a menos que a divindade proíba isso), mas a primeira não aprimora mágicas clericais e a segunda não influencia as demais mágicas. As versões clericais e mágicas de uma determinada mágica são completamente diferentes e as clericais nunca contam como pré-requisitos para as mágicas. Se o personagem conhecer as duas versões de uma mágica, elas não afetam uma à outra.

Investidura de Poder é uma maneira possível de lidar com “poderes sagrados”. Ela é mais apropriada em cenários onde sacerdotes são feiticeiros inspirados divinamente. Se quiser conhecer outras visões de dons divinos, consulte Abençoado (pág. 35) e Fé Verdadeira (pág. 60).

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