Leitura da Mente
O personagem pode bisbilhotar os pensamentos superficiais de outras pessoas.
Ele precisa ser capaz de ver ou tocar o alvo e tem que se concentrar durante um segundo e fazer uma Disputa Rápida entre seu IQ e a Vontade do alvo. O teste sofre as penalidades normais relativas à distância (v. pág. 550). Se vencer, o personagem consegue “ouvir” tudo o que a vítima disser, subvocalizar ou pensar ativamente como uma voz em sua própria mente. Os pensamentos recebidos surgem na velocidade da fala. Se o personagem não compreender o idioma, ou se o alvo não for inteligente, será possível captar apenas sentimentos, imagens e intenções gerais.
É possível manter uma Leitura da Mente por quanto tempo o personagem quiser sem ter que se concentrar novamente. Para escolher um novo alvo, o personagem precisa interromper a leitura corrente e fazer uma Disputa Rápida com o novo alvo. Para ler várias mentes de uma vez, o personagem precisa da vantagem Mente Segmentada (pág. 70).
Se perder, o personagem pode tentar novamente, mas sofre uma penalidade cumulativa de -2 para cada outra tentativa fracassada que realizou contra o mesmo alvo durante a última hora. No caso de uma falha crítica, não será possível ler a mente da mesma pessoa durante 24 horas.
Leitura da Mente muitas vezes tem origem psíquica, mas também pode ser uma habilidade mágica, divina ou até mesmo tecnológica.
A limitação Base Sensorial (pág. 103) — principalmente Base Tátil — é muito comum. Se o jogador comprar Base Auditiva, o personagem só será capaz de ler os pensamentos de alguém cujas palavras ele consegue ouvir; nesse caso, ele funcionaria como um “detector de mentiras” ou (se tiver Universal) como um “tradutor universal”.
Modificadores
Ampliações Especiais
- Cibernética: O personagem é capaz de afetar entidades que têm a característica Mente Digital (pág. 69), incluindo todos os computadores comuns. O teste de IQ do personagem sofre uma penalidade igual à Complexidade do sistema. Um sistema sem inteligência não oferece resistência; basta um teste de IQ - Complexidade para obter sucesso. +50%.
- Sensorial: O personagem também é capaz de invadir os sentidos do alvo e pode sentir tudo o que ele sente. Se o alvo for torturado, nocauteado ou morto, o Mestre pode exigir um teste de Vontade para ver se o personagem consegue evitar o atordoamento ou talvez uma Verificação de Pânico! +20%.
- Universal: O personagem compreende automaticamente os pensamentos do alvo, mesmo se ele não for sapiente ou se eles não tiverem um idioma em comum. +50%.
Limitações Especiais
- Racial: A habilidade do personagem só funciona com seres da mesma raça que ele ou de raças muito semelhantes (os humanos, por exemplo, são semelhantes aos elfos, mas não aos cães, nem aos trolls). Combine esta limitação com a limitação Base Sensorial (Toque ou Cheiro) para representar uma raça que compartilha pensamentos por meios bioquímicos. -20%.
- Somente Cibernética: Funciona da mesma maneira que Cibernética, mas o personagem só é capaz de ler Mentes Digitais. -50%.
- Somente Sensorial: Funciona da mesma maneira que Sensorial, mas o personagem não é capaz de ler pensamentos. -20%.
- Telecomunicação: A habilidade do personagem só funciona com pessoas com quem ele está em contato por meio da Telecomunicação (pág. 93). -20%.
- Telepático: A habilidade do personagem faz parte do poder psíquico Telepatia (pág. 257). -10%.