Precognição
O personagem tem vislumbres de eventos futuros. Ele não é capaz de controlar o conteúdo desses flashes e sabe apenas que alguma coisa interessante ou importante pode vir a acontecer em um momento futuro indeterminado. O personagem pode descobrir isso por meio de visões, vozes ou “conhecimento repentino”. Uma premonição vívida de um acontecimento terrível pode até mesmo exigir uma Verificação de Pânico.
A Precognição fornece apenas as informações que o “eu do futuro” do personagem seria capaz de descobrir e que seriam importantes para ele. Por exemplo, se o personagem se encontra em Nova York, é pouco provável que ele tenha uma premonição sobre um assassinato em Los Angeles. No entanto, se a vítima tinha relação com o personagem ou se o assassinato for importante o bastante para se tornar notícia em todo o país, o personagem pode ter um flash.
Contudo, lembre-se que o futuro não está definido. Mesmo que já tenha tomado uma decisão, o Mestre pode querer reconsiderá-la… embora alguma coisa relacionada à premonição deva acontecer. Na maioria dos cenários, as previsões se concretizarão, a menos que o personagem tente evitá-las.
Sempre que acreditar que uma premonição é apropriada, o Mestre deve fazer um teste secreto de IQ para o personagem — normalmente durante um encontro com uma pessoa ou objeto que possa desencadear a visão. Uma tentativa deliberada de usar Precognição exige 10 minutos de concentração, 2 PF e um teste de IQ com redutor de -8. O personagem pode tentar ver seu próprio futuro ou o de outra pessoa. Para ver deliberadamente o futuro de outra pessoa, é preciso tocá-la.
A Precognição normalmente é limitada pela “visualização” de um futuro próximo, como os acontecimentos da próxima semana, por exemplo. No entanto, a critério do Mestre, um sucesso decisivo ou um evento muito importante podem resultar em visões de períodos mais distantes no tempo.
A vantagem Precognição abrange Noção do Perigo, portanto, não compre os dois.
Modificadores
Limitações Especiais:
- Incapaz de Prever a Própria Morte: A Precognição não é capaz de detectar pessoas ou eventos que, na opinião do Mestre, têm grandes chances de causar a morte do personagem. Com esta limitação, Precognição deixa de incluir Noção do Perigo. -60%.
- PES: A habilidade do personagem é parte do poder psíquico PES. -10%.
- Um Evento: A habilidade do personagem funciona apenas com um determinado tipo de evento. Esta limitação e Incapaz de Prever a Própria Morte são mutuamente excludentes. -40%.