Reconhecimento Social
O personagem é membro de uma classe, raça, sexo ou algum outro grupo muito respeitado pela sociedade. Para ser uma vantagem, essa condição tem que ser óbvia para qualquer um que conheça o personagem. Ela representa o oposto de Estigma Social (pág. 138); o fato de pertencer a um determinado grupo social não pode resultar em Reconhecimento Social e Estigma Social ao mesmo tempo.
Esta vantagem custa 5 pontos para cada bônus de +1 nos testes de reação, até um máximo de +4. Ela não é o mesmo que Reputação, apesar das semelhanças no custo e efeito. O personagem é bem tratado pelo que ele é e não por quem ele é. Pense nisso como um “privilégio por associação”.
A forma como o personagem será tratado depois de um teste de reação bem-sucedido depende do tipo de Reconhecimento:
- Respeitado: O personagem é recebido com uma deferência educada e servil, como se tivesse Status (pág. 28) elevado, independente de seu status verdadeiro. As interações sociais, com exceção do combate, geralmente são muito confortáveis para o personagem, mas há momentos em que o servilismo pode atrapalhar. Exemplos: um membro de uma casta de sacerdotes ou uma raça soberana.
- Temido: As pessoas reagem bem diante do personagem como se ele tivesse usado a perícia Intimidação (pág. 204). Aqueles que gostam do personagem ficam do lado dele, enquanto os que não gostam fogem, em vez de arriscar um confronto. O personagem é recebido com uma deferência silenciosa e até mesmo com respeito, mas nunca com familiaridade e amizade. Exemplos: um deus entre os homens ou uma guerreira amazona.
- Venerado: Pessoas completamente estranhas ao personagem reagem de modo respeitoso diante dele. Elas cedem seu lugar, permitem que ele passe na frente em filas e ouvem cada palavra dele como se fossem pérolas de sabedoria. Elas também fazem um grande esforço para evitar que ele corra algum perigo ou até mesmo se sinta desconfortável, mesmo quando isso é necessário! Exemplo: uma pessoa idosa em muitas sociedades.