Reivindicar Hospitalidade
O personagem pertence a um grupo social que encoraja seus membros a ajudarem uns aos outros. Quando está longe de casa, o personagem pode recorrer a outros membros dessa sociedade para obter alimento, abrigo e auxílio básico. O custo em pontos depende do tamanho e da riqueza do grupo. Um único amigo com uma casa em outra cidade vale 1 ponto; uma família pequena, 2 pontos; uma sociedade de mercadores ao longo de uma rota comercial importante, 5 pontos; uma vasta aliança de indivíduos ricos, como, por exemplo, “todos os comerciantes do mundo”, 10 pontos.
No local apropriado, deveria ser fácil encontrar os membros do grupo (14 ou menos com 1d-1 hora de busca), mas encontrá-los aleatoriamente é mais difícil (6 ou menos em meio a uma pequena multidão — contanto que num local apropriado).
Reivindicar Hospitalidade evita, principalmente, os custos e o incômodo pelos quais um personagem na estrada passa para obter abrigo (contudo, se seus anfitriões forem ricos, talvez eles esperem presentes), mas traz benefícios colaterais. Os membros do grupo são amigáveis entre si (bônus de +3 nos testes de reação) e podem conceder informações, apresentar pessoas e até mesmo fazer pequenos empréstimos, se requisitados. Em alguns casos, o nível de assistência pode chegar ao oferecido pela vantagem Contatos (pág. 48). Mas, se o jogador busca algo mais ele deve adquirir Aliados (pág. 35) ou Patrono (pág. 75).
Tenha em mente que esta vantagem funciona para os dois lados. Quando estiver em casa, um personagem com Reivindicar Hospitalidade terá que fornecer o mesmo tipo de hospitalidade que recebeu durante suas viagens. Isso pode se tornar um gancho para uma aventura! Se o personagem decidir não ajudar, pode ficar com o nome sujo e perder a vantagem.