Resistente
O personagem tem uma resistência (ou até mesmo imunidade) natural contra objetos ou substâncias nocivas que não são ataques físicos diretos. Isso concede um bônus nos testes de HT para resistir à incapacitação ou lesões causadas por esses elementos.
O bônus de Resistente se aplica a todos os testes para resistir aos efeitos nocivos de uma determinada categoria — normalmente alguma combinação de doenças, envenenamento e síndromes ambientais (doença da altitude, doença de descompressão, enjoo espacial, etc.). Ele também se aplica aos testes para resistir a ataques que utilizam esses efeitos. Isso inclui Atribulações com um dos seguintes modificadores: Agente Sanguíneo, Agente de Contato, Acompanhamento ou Agente Respiratório; assim como Ataques Inatos que têm esses modificadores e causam dano por toxina ou fadiga.
Resistente não protege contra efeitos que a Resistência a Dano ou Sentido Pro- tegido bloqueia nem oferece um bônus nos testes de HT. Isso inclui Atribulações ou Ataques Inatos que não possuem os modificadores mencionados acima.
- Muito Comum: Uma categoria ampla que envolve os objetos nocivos descritos anteriormente. Exemplo: Danos ao Metabolismo (todas as ameaças que afetam apenas os seres vivos, incluindo todos os tipos de doenças e venenos, além das síndromes como doença da altitude, doença de descompressão, enjoo marítimo e descompensação horária). 30 pontos.
- Comum: Um grupo de objetos relacionados entre si encontrados com a mesma frequência, tanto na natureza, quanto em um ataque ou algum subconjunto igualmente abrangente de “Muito Comum”. Exemplo: Venenos (todas as toxinas, mas não asfixiantes nem corrosivos) ou Enjoos (todos os tipos de enjoos e síndromes ambientais). 15 pontos.
- Ocasional: Um grupo de objetos intimamente relacionados encontrados com mais frequência na natureza do que em ataques deliberados ou um subconjunto de um grupo “Comum”. Exemplos: Doenças (todas as infecções causadas por bactérias, vírus, fungos, etc.) ou Venenos Ingeridos. 10 pontos.
- Raro: Um objeto ou síndrome ambiental específicos ou um subconjunto de “Ocasional”. Exemplos: Aceleração (desmaios causados por forças gravitacionais extremamente elevadas), Doença da Altitude, Doença de Descompressão, Enjoo Marítimo, Enjoo; Nanomáquinas. 5 pontos.
Multiplique o custo básico de modo a refletir o grau da resistência do per- sonagem:
- O personagem é totalmente imune a todos os efeitos nocivos e nunca precisa fazer testes de resistência (anote isso como “Imunidade” na planilha de personagem): ×1.
- O personagem recebe um bônus de +8 nos testes de HT: ×1/2.
- O personagem recebe um bônus de +3 nos testes de HT: ×1/3.
Elimine todas as frações do custo final.
Um ser humano comum pode ter qualquer nível de resistência a um objeto mundano “Raro”, como Enjoo Marítimo. Ele poderia também ter Resistente a Doenças (+3) [3], Resistente a Doenças (+8) [5] ou Resistente a Venenos (+3) [5]. Qualquer coisa além disso é considerada sobre-humana. Golens, robôs, mortos-vivos e outros seres que não estão realmente “vivos” precisam adquirir Imunidade a Danos ao Metabolismo [30]; isso já está incluído na metacaracterística Máquina (pág. 262).
Em casos de dúvida, o Mestre tem sempre a palavra final.
Resistência Mental: É possível ter resistência contra uma ameaça totalmente mental. Isso funciona exatamente como descrito anteriormente, porém, o bônus se aplica aos testes de resistência contra a IQ e a Vontade, em vez de HT. “Psiquismo” é uma categoria permitida e considerada Muito Comum.