Retenção
O personagem tem um ataque capaz de manter o alvo preso no lugar. O joga- dor deve descrever os efeitos do ataque quando comprar a vantagem. O perso- nagem pode enroscar sua vítima com vinhas, prendê-la com teias, congelá-la num bloco de gelo, transformar o solo em areia movediça, etc.
Retenção é um ataque à distância com 1/2D –, Max 100, Prec 3, CdT 1, Tiros N/A e Recuo 1. É possível aplicar modificadores para alterar esses valo- res (v. págs. 101–116).
Se o ataque obtiver sucesso, a vítima fica agarrada (v. pág. 370) e presa no lu- gar. Ela não pode utilizar as manobras Deslocamento e Mudança de Posição nem mudar de direção e sua DX sofre uma penalidade de -4. A ST desse efeito é igual ao nível de Retenção do agressor, mas ataques adicionais podem se acumu- lar sobre a vítima retida. Cada nova “ca- mada” acrescenta um bônus de +1 à ST.
Para se libertar, a vítima precisa ven- cer uma Disputa Rápida de ST, ou de Fuga, contra a ST empregada para retê- la. Cada tentativa dura um segundo. Se não conseguir se libertar, o alvo perde 1 PF, mas pode tentar novamente.
A vítima também pode tentar des- truir o que quer que a esteja prenden- do. Nesse caso, Ataques Inatos atingem automaticamente, enquanto outros ataques sofrem uma penalidade de -4. Ataques externos não sofrem essa pena- lidade, mas se fracassarem, podem fe- rir a vítima retida (v. Intervindo em um Combate Corporal, pág. 392). A Reten- ção tem uma RD de 1/3 do seu nível (ar- redondado para baixo). Cada ponto de dano causado reduz a ST em um ponto. Quando a ST chegar a zero, a Retenção é destruída e a vítima libertada.
Para simular vinhas, teias, etc., adi- cione uma ou mais das opções: Efeito de Área (pág. 105), Persistente (pág. 108), Barreira (pág. 103), além de alguns dos modificadores especiais a seguir.
Ampliações Especiais
- Engolfar: O ataque do personagem imobiliza o alvo. Ele não consegue mo- ver os braços, nem as pernas, nem falar; a única opção dele é usar habilidades puramente mentais, utilizar Ataques Inatos ou tentar libertar-se usando a ST (não a perícia Fuga). Se tentar se libertar e não conseguir, a vítima poderá fazer uma nova tentativa depois de 10 segun- dos — contudo, com um resultado de 17 ou 18, ela fica tão enredada que não conseguirá mais escapar sozinha! +60%.
- Grudento: A Retenção é considerada Persistente (pág. 108), mas afeta apenas aqueles que tocarem o alvo original do ataque. +20%.
- Inquebrável: A Retenção não pode ser destruída. A única maneira de escapar é tentando se libertar com a ST. +40%.
- Só Sofre Dano de X: Apenas alguns ti- pos específicos de dano conseguem afetar a Retenção. +30% no caso de um único tipo: queimadura, corrosão, contusão ou corte; +20% para dois tipos; +10% para três tipos.
Limitações Especiais
- Ambientais: A Retenção manipula uma condição ou objeto existente no ambiente e não funciona na ausência dele. Esse efeito vale entre -20% (se a vítima tiver que tocar o chão) e -40% (se a vítima tiver que estar em meio a ve- getação densa) — a critério do Mestre.
- Chance única: O personagem não pode sobrepor novas Retenções para aumentar a ST delas. -10%.