Sentido de Monitoramento
- Sentido de Monitoramento: O personagem é capaz de irradiar energia, fazê-la ricochetear em objetos e analisar o sinal de resposta para construir uma “imagem” de seus arredores. Isso permite a ele discernir tamanho e forma, mas não cor ou detalhes finos (como escrita). Isso não tem nada a ver com o sentido da visão comum aos seres humanos e não necessita de iluminação. Por isso, durante um combate, o personagem pode ignorar as penalidades relacionadas à escuridão. A percepção do personagem está limitada a um arco de 120° à sua frente. Esse sentido é “ativo”. Qualquer indivíduo capaz de perceber o sinal emitido pelo personagem consegue detectá-lo a uma distância de até duas vezes o alcance. No entanto, ao contrário de outras vantagens sensoriais, o personagem é capaz de desativar essa habilidade; v. Ativando e Desativando Vantagens (pág. 34).
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Vantagens
Veremos a seguir diversas variações do Sentido de Monitoramento. Cada uma delas representa uma vantagem independente com suas próprias regras especiais. Sempre que essas regras contrariarem as regras gerais fornecidas anteriormente, siga as regras específicas. Cada sentido também tem uma distância de alcance básico. Para ajustar isso, o jogador pode comprar Alcance Ampliado (pág. 102) ou Alcance Reduzido (pág. 110).
- Radar: O Sentido de Monitoramento do personagem utiliza ondas de rádio. O alcance básico é de 2.000 metros. Ele é capaz de detectar somente objetos grandes (do tamanho de um ser humano ou maior) e densos. Com um sucesso num teste de Sentidos, o personagem tem uma ideia geral do tamanho relativo do objeto e se ele está em movimento ou não — nada mais preciso que isso. Não é possível obter uma “imagem” real com Radar nem utilizar esta vantagem para fazer pontaria durante um ataque. Radar funciona melhor com alvos aéreos; faça um teste com uma penalidade de -4 para visualizar alvos cuja silhueta não apareça contra o céu. Esta vantagem não funciona debaixo d’água. 20 pontos.
- Radar de Imagens: O Sentido de Monitoramento do personagem utiliza um radar de ondas milimétricas. O alcance básico é de 200 metros. O personagem é capaz de identificar objetos pequenos e determinar seu formato, mas precisa de um sucesso num teste de Sentidos para distinguir contornos detalhados (identificar um rosto, por exemplo). O Radar de Imagens é capaz de ver através de tecidos finos e da vegetação rala. O personagem recebe um bônus de +3 nas tentativas de localizar objetos escondidos, como armas, e ignora as penalidades para visualizar objetos escondidos em meio à vegetação rala. Os detectores de radar comuns detectam o Radar de Imagens com uma penalidade de -4. Esta vantagem não funciona debaixo d’água. 20 pontos.
- Radar a Laser: O Sentido de Monitoramento do personagem utiliza um raio laser. O alcance básico é de 200 metros. Esta vantagem é muito semelhante a Radar de Imagens, mas o feixe é mais estreito e têm uma resolução melhor — o que significa uma penalidade de -4 nos testes para localizar objetos, mas um bônus de +4 para identificá-los. Apenas os detectores especiais são capazes de identificar o Radar a Laser e mesmo assim eles sofrem uma penalidade de -4. O Radar a Laser não consegue atravessar fumaça densa nem objetos sólidos. O alcance também varia entre 10% a 50% em meio à chuva e neve e é de 1% sob a água. 20 pontos.
- Para-Radar: O Sentido de Monitoramento do personagem utiliza uma energia desconhecida pela ciência do século XXI. Trate Para-Radar como Radar de Imagens, com a diferença que ele funciona em qualquer ambiente! Os detectores de radar comuns não são capazes de detectar o Para-Radar, embora seja possível que alguns sensores de alta tecnologia consigam fazer isso. 40 pontos.
- Sonar: O Sentido de Monitoramento do personagem utiliza ondas ultrassônicas. O alcance básico é de 2.000 metros sob a água. Ele é capaz de identificar objetos pequenos e determinar seu formato, mas é necessário um sucesso num teste de Sentidos para distinguir contornos detalhados (identificar um rosto, por exemplo). O Sonar não funciona se o personagem for ensurdecido e pode ser “sabotado” ou confundido por um barulho muito intenso (ex.: uma explosão). Indivíduos com Superaudição são capazes de detectar o Sonar. Essa vantagem é muito menos eficaz no ar; onde seu alcance é de apenas 20 metros multiplicados pela pressão do ar em atmosferas (uma atmosfera na Terra). Sonar é completamente inútil no vácuo. 20 pontos.
Modificadores
Ampliações Especiais
- Arco Estendido: O personagem é capaz de examinar um arco com mais de 120°. Um arco de 240° (como descrito para Visão Periférica, pág. 98) vale +75%; um arco de 360° (como descrito para Visão de 360°, pág. 97) vale +125%.
- Intercepção de Baixa Probabilidade (IBP): Disponível apenas para Radar e Sonar. O personagem é capaz de ativar e desativar esta ampliação. Ao ativá-la, ele dificulta a detecção do próprio sinal. Isso reduz o alcance pela metade, mas o Sentido de Monitoramento do personagem só pode ser detectado com 1,5 vezes o alcance reduzido. +10%.
- Mira: Ao realizar uma manobra Apontar, o personagem é capaz de “travar” a mira em qualquer objeto dentro do alcance do Sentido de Monitoramento e determinar com precisão a distância e velocidade do mesmo como se possuísse um telêmetro de alta tecnologia. Isso concede um bônus de +3 nas tentativas de atingir esse alvo com um ataque à distância apontado. +20%.
- Modo Múltiplo: Disponível apenas para Radar. O personagem é capaz de alternar entre Radar e Radar de Imagens (isso é muito mais barato do que comprar as duas vantagens separadamente, pois elas se sobrepõem). +50%.
- Penetrante: Disponível apenas para Para-Radar. O personagem é capaz de “enxergar” o interior de qualquer objeto dentro de seu alcance. Funciona como Visão Penetrante 2 (pág. 97). +50%.
Limitações Especiais
- Somente Mira: Funciona como Mira, mas o personagem só é capaz de utilizar seu sentido para “travar” a mira em alvos que já foram observados com outros sentidos; o personagem não pode utilizá-lo para detectar coisas. -40%.
Esfregue a regra na cara do seu amigo