Talento
O personagem tem uma aptidão natural para um conjunto de perícias intimamente relacionadas. “Talentos” podem ser comprados em níveis e con- cedem os seguintes benefícios:
- Um bônus de +1 por nível em todas as perícias afetadas, até mesmo nos testes com valores predefinidos. Isso aumenta o valor efetivo apenas no atributo relacionado à perícia; logo, essa é uma forma barata de se tornar capacitado em uma pequena classe de perícias (os generalistas vão perceber que a relação custo-benefício é melhor quando se aumenta o valor do atributo).
- Um bônus de +1 por nível em todos os testes de reação feitos por qualquer pessoa capaz de perceber o Talento do personagem, se existir a chance de ela ficar impressionada com sua aptidão (a critério do Mestre). Para receber esse bônus, o personagem precisa demonstrar seu Talento — geralmente utilizando as perícias afetadas.
- Uma redução no tempo necessário para aprender as perícias afetadas durante o jogo, independentemente de como o personagem as aprende. Reduza o tempo em 10% por nível de Talento; ex.: Companheiro Animal 2 permite que o personagem aprenda perícias relacionadas com animais em 80% do tempo normal. Isso não surte nenhum efeito sobre o custo em pontos das perícias.
O personagem nunca pode ter mais que quatro níveis em um determinado Talento. No entanto, talentos que se sobrepõem (e apenas eles) podem conceder bônus maiores que +4 a uma perícia.
Custo dos Talentos
O custo de um Talento depende do tamanho do grupo de perícias afetadas:
- Pequeno (6 ou menos perícias relacionadas): 5 pontos/nível.
- Médio (7 a 12 perícias relacionadas): 10 pontos/nível.
- Grande (13 ou mais perícias relacionadas): 15 pontos/nível.
No que se refere aos Talentos, perícias com múltiplas especializações são consideradas uma única perícia. Depois que o Talento é adquirido, a lista de perícias afetadas é definitiva (exceção: o Mestre pode determinar que um determinado Talento afeta novas perícias que apareceram em suplementos subsequentes de GURPS, ou perícias que ele inventar durante a campanha — considerando que o talento é de algum valor para elas).
Exemplos de Talentos
Os Talentos a seguir são considerados padrão e existem em grande parte das campanhas:
- Agente Cativante: Boemia, Detecção de Mentiras, Diplomacia, Dissimulação, Intimidação, Lábia, Liderança, Manha, Mendicância, Oratória, Política, Sex Appeal e Trato Social. Bônus de reação: enganadores, políticos, vendedores, etc., mas só se o personagem não estiver tentando manipulá-los. 15 pontos/nível.
- Artífice: Alvenaria, Armeiro, Carpintaria, Conserto de Equipamento Eletrônico, Eletricista, Engenharia, Maquinista, Mecânica e Ferreiro. Bônus de reação: qualquer pessoa para quem o personagem trabalha. 10 pontos/nível.
- Artista Talentoso: Artista, Costura, Fotografia, Joalheiro e Trabalhos em Couro. Bônus de reação: qualquer pessoa que adquirir ou apreciar o trabalho do personagem. 5 pontos/nível.
- Companheiro Animal: Adestramento de Animais, Carregamento, Carroceiro, Cavalgar, Falcoaria e Veterinária. Bônus de reação: todos os animais. 5 pontos/nível.
- Curandeiro: Cirurgia, Diagnose, Farmácia, Fisiologia, Medicina, Medicina Alternativa, Primeiros Socorros, Psicologia e Veterinária. Bônus de reação: ex-pacientes e atuais. 10 pontos/nível.
- Dedos Verdes: Biologia, Conhecimento das Ervas, Cultivo, Jardinagem e Naturalista. Bônus de reação: jardineiros e plantas inteligentes. 5 pontos/nível.
- Explorador: Arremedo, Camuflagem, Naturalista, Navegação, Pesca, Rastreamento e Sobrevivência. Bônus de reação: exploradores, amantes da natureza e pessoas do gênero. 10 pontos/nível.
- Habilidade Matemática: Análise de Mercado, Astronomia, Contabilidade, Criptografia, Engenharia, Finanças, Física e Matemática. Bônus de reação: engenheiros e cientistas. 10 pontos/nível.
- Habilidade Musical: Canto, Composição Musical, Influência Musical, Instrumentos Musicais e Performance em Grupo (Condução de Orquestra). Bônus de reação: qualquer pessoa que ouvir ou apreciar o trabalho do personagem. 5 pontos/nível.
- Perspicácia Comercial: Administração, Análise de Mercado, Comércio, Contabilidade, Economia, Finanças, Jogos de Azar e Propaganda. Bônus de reação: qualquer pessoa com quem o personagem faz negócios. 10 pontos/nível.
Talentos Personalizados
A critério do Mestre, o jogador pode criar seu próprio Talento a partir de uma lista personalizada de perícias. No entanto, é o Mestre quem determina quais delas estão “relacionadas” e quantos pontos vale o Talento. Talentos sempre precisam estar relacionados a uma aptidão inata.
Exemplo: o Talento Esportes faz sentido — alguns atletas realmente parecem possuir um dom — mas o Mestre deveria proibir Talento Ninja e Talento com Armas (consulte a vantagem Mestre de Armas).