Buscar por listagem!

Talento Instintivo

Talento Instintivo

O personagem é capaz de fazer coisas que não sabe explicar. Uma vez a cada sessão de jogo por nível desta vantagem, ele pode tentar fazer um teste contra qualquer perícia, utilizando o valor do atributo apropriado: IQ para as perícias baseadas em IQ, DX para as perícias baseadas em DX e assim por diante. Ele não sofre nenhuma penalidade pela utilização do valor predefinido, mas os modificadores de situação e de equipamento se aplicam normalmente, assim como provenientes de vantagens e desvantagens. O nível tecnológico é irrelevante: um monge com NT3 pode fazer um teste de IQ para utilizar Programação de Computadores/NT12!

O Talento Instintivo também se aplica a perícias que normalmente não têm um valor predefinido, contanto que o jogador atenda quaisquer outras exigências de vantagem. Por exemplo, o personagem pode fazer magias desconhecidas se tiver Aptidão Mágica, ou utilizar artes marciais cinematográficas desconhecidas se tiver Treinado por um Mestre.

Esta vantagem não surte efeito nas perícias que o personagem já conhece.

Ampliações Especiais

Retenção: O personagem é capaz de aprender as perícias que usa! Para isso, ele precisa ter um ponto de personagem disponível quando faz o teste de habilidade. No caso de um sucesso, ele pode comprar a perícia com o NH apropriado a um ponto de personagem. Ele não pode tentar melhorar uma perícia aprendida dessa maneira por um mês e, durante esse tempo, só pode usá-la com penalidades de no máximo -2. No caso de um sucesso decisivo, o personagem pode tentar melhorar a perícia imediatamente e a limitação de penalidades não se aplica. Se fracassar, ele não consegue aprender a perícia; no caso de uma falha crítica, além de não aprender, ele perde o ponto de personagem não gasto! Independente do sucesso, se o personagem não tiver todos os pré-requisitos da perícia, o NH sofre uma penalidade de -4 até que ele os tenha (não é possível melhorá-la durante esse período). Esta ampliação não permite que o personagem aprenda perícias de um NT superior ao seu. +25%.

Limitações Especiais

Apenas em Emergências: O Talento Instintivo funciona apenas em situações de vida ou morte, como combates letais. Para utilizá-lo, o PdJ tem que tentar um resultado em particular relacionado ao apuro em que se encontra. Seu pedido tem que ser específico (ex.: “Tire-o de perto de mim”), mas ele não pode especificar uma perícia (ex.: “Utilizar Judô” ou “Usar a mágica Comando”). Em seguida, o Mestre escolhe uma perícia capaz de gerar o resultado desejado. Ele não está limitado a perícias mundanas e pode escolher uma mágica se o personagem tiver Aptidão Mágica, artes marciais cinematográficas se ele for Treinado por um Mestre e assim por diante. Depois de escolher a perícia, o próprio Mestre faz o teste contra o atributo principal, como de costume. Se achar que o personagem já tem a perícia condizente com a tarefa, o Mestre pode aconselhar o personagem sobre o que fazer. Isso ainda conta como uma utilização da vantagem Talento Instintivo! -30%.

Compenetrado: O personagem só pode usar (e, se tiver Retenção, só pode aprender) uma classe específica de perícias. Algumas opções são, Mentais (perícias mundanas baseadas em IQ, Percepção ou Vontade), Físicas (perícias mundanas baseadas em ST, DX ou HT), Mágicas (mágicas) e Chi (artes marciais cinematográficas). -20%.

Esfregue a regra na cara do seu amigo