Telecomunicação
O personagem é capaz de se comunicar por longas distâncias sem falar em voz alta. Ele consegue enviar palavras com a velocidade normal da fala ou imagens com a mesma rapidez com que as desenha. Para estabelecer contato é necessário um segundo de concentração e um sucesso num teste de IQ. Depois disso, o personagem não precisa se concentrar mais. Ele é capaz de manter vários contatos, mas o teste de IQ sofre uma penalidade cumulativa de 1 para cada contato após o primeiro.
A Telecomunicação funciona mesmo entre os sons mais estridentes, embora interferências e entropia possam interromper o sinal. Pessoas com o equipamento adequado podem tentar localizar, interceptar ou interromper a transmissão do personagem. Isso exige um teste de Operação de Aparelhos Eletrônicos (Comunicações) no caso de um sinal eletromagnético, de Operação de Aparelhos Eletrônicos (Psicotrônica) no caso de um sinal psíquico e assim por diante.
Cada tipo de Telecomunicação é uma vantagem independente com seus próprios benefícios e empecilhos. Algumas formas apresentam distância de alcance limitada, que pode ser ajustado por meio de Alcance Ampliado (pág. 102) ou Alcance Reduzido (pág. 110).
Comunicação a Laser
O personagem se comunica por meio de um raio laser modulado. O alcance básico é de 75 km em uma linha de visão direta. As exigências relacionadas ao raio estreito e à linha de visão tornam a espionagem de suas atividades extremamente difícil. O personagem só é capaz de se comunicar com outras pessoas que têm esta vantagem ou um comunicador a laser: 15 pontos.
Comunicação por Infravermelho
O personagem se comunica por meio de um raio infravermelho modulado. O alcance básico é de 500 metros em uma linha de visão direta. As exigências de curta distância e linha de visão tornam a interferência e a espionagem quase impossíveis em circunstâncias normais. O personagem só é capaz de se comunicar com pessoas que têm esta vantagem ou um comunicador infravermelho: 10 pontos.
Diapsiquia (Transmissão Telepática)
O personagem é capaz de transmitir pensamentos diretamente para outras pessoas por meio da magia, do psiquismo ou de outros métodos exóticos (seja específico!). O alvo recebe os pensamentos mesmo se não tiver essa habilidade. O alcance é teoricamente ilimitado, mas o teste de IQ para utilizar a vantagem sofre normalmente todas as penalidades de distância apresentadas no quadro Modificadores de Longa Distância (pág. 241). Se não for capaz de ver nem sentir o alvo — de alguma maneira — o personagem sofre uma penalidade adicional: -1 para familiares, amantes ou amigos íntimos; -3 para colegas e conhecidos; e -5 para alguém com quem ele conversou apenas durante um breve momento. 30 pontos.
Rádio
O personagem se comunica por meio de ondas de rádio. O alcance básico é de 15 km em uma linha de visão direta. O sinal é onidirecional, mas uma vez que o personagem é capaz de alterar a frequência, os espiões precisam de um sucesso em um teste de Operação de Aparelhos Eletrônicos (Comunicações) para ouvirem o conteúdo da mensagem. Um benefício colateral desta habilidade é o fato de o personagem ser capaz de receber sinais comuns de rádio AM, FM e Faixa do Cidadão com um sucesso num teste de IQ (leva um segundo). Observe que o “ruído” de radiofrequência provocado por relâmpagos e equipamentos eletrônicos não-blindados podem interferir na comunicação por Rádio. Esta vantagem nunca funciona debaixo d’água: 10 pontos.
Modificadores
O personagem é capaz de se comunicar por longas distâncias sem falar em voz alta. Ele consegue enviar palavras com a velocidade normal da fala ou imagens com a mesma rapidez com que as desenha. Para estabelecer contato é necessário um segundo de concentração e um sucesso num teste de IQ. Depois disso, o personagem não precisa se concentrar mais. Ele é capaz de manter vários contatos, mas o teste de IQ sofre uma penalidade cumulativa de 1 para cada contato após o primeiro.
A Telecomunicação funciona mesmo entre os sons mais estridentes, embora interferências e entropia possam interromper o sinal. Pessoas com o equipamento adequado podem tentar localizar, interceptar ou interromper a transmissão do personagem. Isso exige um teste de Operação de Aparelhos Eletrônicos (Comunicações) no caso de um sinal eletromagnético, de Operação de Aparelhos Eletrônicos (Psicotrônica) no caso de um sinal psíquico e assim por diante.
Cada tipo de Telecomunicação é uma vantagem independente com seus próprios benefícios e empecilhos. Algumas formas apresentam distância de alcance limitada, que pode ser ajustada por meio de Alcance Ampliado (pág. 102) ou Alcance Reduzido (pág. 110).
Comunicação a Laser
O personagem se comunica por meio de um raio laser modulado. O alcance básico é de 75 km em uma linha de visão direta. As exigências relacionadas ao raio estreito e à linha de visão tornam a espionagem de suas atividades extremamente difícil. O personagem só é capaz de se comunicar com outras pessoas que têm esta vantagem ou um comunicador a laser: 15 pontos.
Comunicação por Infravermelho
O personagem se comunica por meio de um raio infravermelho modulado. O alcance básico é de 500 metros em uma linha de visão direta. As exigências de curta distância e linha de visão tornam a interferência e a espionagem quase impossíveis em circunstâncias normais. O personagem só é capaz de se comunicar com pessoas que têm esta vantagem ou um comunicador infravermelho: 10 pontos.
Diapsiquia (Transmissão Telepática)
O personagem é capaz de transmitir pensamentos diretamente para outras pessoas por meio da magia, do psiquismo ou de outros métodos exóticos (seja específico!). O alvo recebe os pensamentos mesmo se não tiver essa habilidade. O alcance é teoricamente ilimitado, mas o teste de IQ para utilizar a vantagem sofre normalmente todas as penalidades de distância apresentadas no quadro Modificadores de Longa Distância (pág. 241). Se não for capaz de ver nem sentir o alvo — de alguma maneira — o personagem sofre uma penalidade adicional: -1 para familiares, amantes ou amigos íntimos; -3 para colegas e conhecidos; e -5 para alguém com quem ele conversou apenas durante um breve momento. 30 pontos.
Rádio
O personagem se comunica por meio de ondas de rádio. O alcance básico é de 15 km em uma linha de visão direta. O sinal é onidirecional, mas uma vez que o personagem é capaz de alterar a frequência, os espiões precisam de um sucesso em um teste de Operação de Aparelhos Eletrônicos (Comunicações) para ouvirem o conteúdo da mensagem. Um benefício colateral desta habilidade é o fato de o personagem ser capaz de receber sinais comuns de rádio AM, FM e Faixa do Cidadão com um sucesso num teste de IQ (leva um segundo). Observe que o “ruído” de radiofrequência provocado por relâmpagos e equipamentos eletrônicos não-blindados podem interferir na comunicação por Rádio. Esta vantagem nunca funciona debaixo d’água: 10 pontos.
Ampliações Especiais
- Ondas Curtas: Esta ampliação está disponível apenas para Rádio. O personagem consegue fazer o sinal ultrapassar a ionosfera (se houver) de um planeta. Isso permite que ele transmita (ou receba) mensagens em qualquer parte daquele mundo. Lembre-se que raios solares, o clima, etc., podem interromper a comunicação por meio de ondas curtas. +50%.
- Transmissão Aberta: Esta ampliação está disponível apenas para Diapsiquia e permite que o personagem envie seus pensamentos para todas as pessoas que se encontram numa área determinada ao seu redor. Isso exige um teste de IQ modificado pela distância para o raio desejado, além de uma penalidade adicional de -4. +50%.
- Universal: As mensagens do personagem são automaticamente traduzidas para o idioma do alvo. O Mestre pode limitar esta ampliação a pessoas de níveis tecnológicos avançados ou restringi-la à Diapsiquia. +50%.
Ampliações Especiais
- Ondas Curtas: Esta ampliação está disponível apenas para Rádio. O personagem consegue fazer o sinal ultrapassar a ionosfera (se houver) de um planeta. Isso permite que ele transmita (ou receba) mensagens em qualquer parte daquele mundo. Lembre-se que raios solares, o clima, etc., podem interromper a comunicação por meio de ondas curtas. +50%.
- Transmissão Aberta: Esta ampliação está disponível apenas para Diapsiquia e permite que o personagem envie seus pensamentos para todas as pessoas que se encontram numa área determinada ao seu redor. Isso exige um teste de IQ modificado pela distância para o raio desejado, além de uma penalidade adicional de -4. +50%.
- Universal: As mensagens do personagem são automaticamente traduzidas para o idioma do alvo. O Mestre pode limitar esta ampliação a pessoas de níveis tecnológicos avançados ou restringi-la à Diapsiquia. +50%.
Vídeo: O personagem não está limitado a imagens simples! Ele é capaz de transmitir vídeos em tempo real de qualquer coisa que conseguir visualizar. +40%.
Limitações Especiais
- Racial: A habilidade só funciona com pessoas da mesma raça que o personagem ou de uma raça muito similar — como descrito em Leitura da Mente (pág. 68). -20%.
- Somente Envio: O personagem é capaz de enviar mensagens, mas não de recebê-las. Esta vantagem não está disponível para Diapsiquia. -50%.
- Somente Recepção: O personagem é capaz de receber mensagens, mas não de enviá-las. Esta limitação não está disponível para Diapsiquia. -50%.
- Telepatia: Esta habilidade é parte do poder psíquico Telepatia (pág. 257). -10%.
- Vaga: O personagem não é capaz de enviar palavras ou imagens, apenas um código simples (ex.: código Morse) ou conceitos e emoções gerais, no caso de Diapsiquia. -50%.