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Visão Periférica

O personagem tem um campo de vi- são extraordinariamente amplo. Ele é capaz de enxergar num arco de 180° à sua frente sem precisar virar a cabeça e possui uma visão periférica de 30° para cada lado. Isso concede um “ângulo de visão” efetivo de 240° para observação e ataques à distância. A figura mostra o ângulo de visão de um personagem normal (branco) e de alguém com Visão Periférica (cinza). Se o Mestre estiver usando um mapa, o personagem será capaz de re- alizar ataques corpo a corpo tanto nos hexágonos laterais (à direita e à esquer- da) quanto nos frontais — embora um ataque com uma só mão contra o lado oposto (ex.: atacar o hexágono à es- querda com a mão direita) ainda seja considerado desajeitado e, por isso, considerado um Golpe Desenfreado (v. pág. 388). O personagem continua não podendo atacar um inimigo que se en- contra diretamente atrás dele, exceto com um Golpe Desenfreado. 98 Esta habilidade também ajuda na defesa! Se for atacado pela direita ou pela esquerda, o personagem é capaz de se defender sem sofrer penalidades. Sua defesa ativa sofre uma penalidade de -2 nos ataques pelas costas. Fora do combate, o personagem recebe um bônus de +3 nos testes para detectar tentativas de Persegui- ção ou emboscadas pelas costas e o Mestre sempre deve fazer um teste de Visão para ver se o personagem per- cebe alguma coisa perigosa “às suas costas”. Limitações Especiais Fácil de Atingir: Os olhos do perso- nagem estão instalados em soquetes, são incomumente grandes ou de algu- ma forma mais vulneráveis a ataques. Um indivíduo consegue direcionar seus ataques contra os olhos do personagem — se eles estiverem dentro de seu ângu- lo de visão — apenas com uma penali- dade de -6. -20%.

Esfregue a regra na cara do seu amigo