Voo
O personagem é capaz de voar. Por definição, o voo é autoimpulsionado e não implica em asas ou superfícies de planagem. A vantagem funciona em qualquer altitude onde exista alguma atmosfera, mas o personagem ainda precisa sobreviver de alguma forma ao frio e ar rarefeito das atmosferas superiores (ex., Não Respira e Tolerância à Temperatura). O personagem não consegue voar em atmosferas sem ar nem no vácuo.
O Deslocamento do personagem em voo é igual à sua Velocidade Básica × 2 (descarte todas as frações). Conforme explicado no parágrafo Deslocamento em Outros Ambientes (pág. 18), é possível ajustar esse valor em ±2 pontos para cada ±1 metro/segundo. Para velocidades muito elevadas, adquira Deslocamento Ampliado (Ar). Se não tiver nenhuma das limitações a seguir: Asas Pequenas, Mais Leve que o Ar, Planar, Planar Controlado, Somente Voo Espacial ou Voo com Asas, o personagem também será capaz de “voar” com metade da velocidade sob a água. Voo também inclui a habilidade de pairar com Deslocamento 0.
Esta vantagem não concede a habilidade de fazer acrobacias complexas e giros em locais apertados; para isso, é preciso adquirir Acrobacia (pág. 174). A perícia Voo (pág. 227) melhora a resistência do personagem durante o voo.
É possível alterar a maior parte das suposições acima por meio dos modificadores abaixo.
Ampliações Especiais
Voo Espacial: O personagem é capaz de voar tanto no espaço quanto no vácuo (como na lua, por exemplo). O Deslocamento dele no espaço é igual à sua Velocidade Básica × 2. Se o jogador quiser que o personagem seja capaz de acelerar constantemente até atingir uma velocidade máxima mais elevada, como um foguete, terá que comprar Deslocamento Ampliado (Espaço) (pág. 52). Isso fornece a ele uma aceleração ou desaceleração por turno igual ao seu Deslocamento no espaço, até atingir a sua velocidade máxima ampliada. Para adquirir um deslocamento “realista” que permita que o personagem acelere indefinidamente no vácuo (até atingir a velocidade da luz), o jogador precisa comprar Deslocamento Ampliado (Espaço) nos níveis 25–27. Essa ampliação é incompatível com os demais modi-ficadores especiais, com exceção de Somente Voo Espacial. +50%.
Voo Espacial Newtoniano: Funciona da mesma maneira que Voo Espacial (acima), mas o Deslocamento do personagem no espaço — ou sua velocidade máxima espacial, se ele tiver Deslocamento Ampliado (Espaço) — é, na verdade, seu “delta-v”: a variação na velocidade total que ele é capaz de realizar antes de ficar sem massa de reação. Exemplo: O personagem pode acelerar até atingir seu delta-v e permanecer assim (como um míssil), ou acelerar até atingir a metade do seu delta-v e depois desacelerar até o final de sua jornada (como uma nave espacial comum). Depois de realizar mudanças de velocidade igual ao seu delta-v, o personagem deve reabastecer para poder voltar a alterar sua velocidade. +25%.
Limitações Especiais
Alado: O personagem usa asas grandes ou flaps de pele para voar. A envergadura desses elementos é no mínimo o dobro da altura do personagem. Para poder decolar, aterrissar ou fazer uma manobra, ele precisa de uma área aberta com um raio igual à sua envergadura em todas as direções. Se suas asas estiverem presas, ou se uma delas ficar incapacitada (ou mais que 1/3 delas, se o personagem tiver mais de duas), o personagem não conseguirá voar. Considere as asas como braços no que se refere à mira e incapacitação. Se o personagem quiser golpear ou manipular objetos com suas asas, precisa pagar por elas como Pernas ou Braços Adicionais, além do custo de Voo. -25%.
Asas Pequenas: Funciona da mesma maneira que Alado, mas a envergadura do personagem não pode ser mais que a metade de sua altura. O personagem usa as asas para manobrar e estabilizar o voo, não para voar mais alto. Se as asas ficarem incapacitadas durante o voo, o personagem precisa ser bem-sucedido em um teste de Acrobacia Aérea (ou com seu valor predefinido) para aterrissar em segurança. -10%.
Incapaz de Pairar: O personagem tem sempre que se deslocar a uma velocidade que é pelo menos 1/4 de sua velocidade aérea máxima (arredondado para cima) quando está voando. Essa limitação é incompatível com Planar Controlado e Planar. -15%.
Limite Baixo de Voo: O personagem não consegue voar muito alto. Isso não limita sua velocidade, mas o Mestre pode exigir testes de Acrobacia Aérea para ver se o personagem consegue desviar de obstáculos próximos ao solo. Um teto de 9 m vale -10%; um teto de 3 m, -20%; e um teto de 1,5 m, -25%.
Mais Leve que o Ar: O personagem consegue voar, tornando-se mais leve que o ar (ou assumindo a forma de um gás). O vento desloca o personagem a 1 m/s, na direção em que estiver soprando, para cada 8 km/h de velocidade. Se o vento estiver soprando na mesma direção que o personagem deseja viajar, esse valor é somado ao Deslocamento do personagem; caso contrário, ele é reduzido, pois o personagem está voando contra o vento. -10%.
Planar: O personagem não consegue ganhar altitude. Depois de uma corrida e um salto, ele é capaz de se lançar ao ar e adquirir um Deslocamento igual ao seu Deslocamento Básico. A cada turno, o personagem é capaz de alterar sua velocidade em até 10 metros/segundo × a gravidade local em Gs (a gravidade da Terra é igual a 1G). Para acelerar, ele precisa descer 1 metro para cada metro/segundo adicionado à velocidade; sua velocidade máxima é igual ao Deslocamento Básico × 4 (mas o personagem pode ir mais rápido, se for impulsionado). Para desacelerar, o personagem precisa nivelar. Se não descer pelo menos 1 metro, o personagem desacelera automaticamente 1 m/s no turno em questão. Quando estiver calculando o raio de rotação, o Deslocamento aéreo básico do personagem é de 10 × a gravidade local em Gs. Cada nível de Deslocamento Ampliado (Ar) dobra a velocidade máxima ou reduz pela metade a desaceleração durante o voo nivelado (ex., um nível indicaria que ele só perde 0,5 m/s durante um voo nivelado); especifique sua escolha quando adquirir o Deslocamento Ampliado. -50%.
Planar Controlado: Na maioria dos aspectos, funciona da mesma maneira que Planar, mas o personagem pode ganhar altitude pegando correntes de ar ascendentes ou “ondas de calor”. Uma taxa de subida típica é de um metro por segundo. O personagem é capaz de localizar ondas de calor, se houver alguma, com um sucesso num teste de IQ ou Meteorologia (uma tentativa por minuto). -45%.
Somente Voo Espacial: Esta limitação só pode ser adquirida em conjunto com Voo Espacial ou Voo Espacial Newtoniano. O personagem só consegue voar no espaço; o deslocamento dele no ar é igual a 0. Ele precisa ser alçado até o espaço para partir de um planeta com atmosfera e é incapaz de reentrar na atmosfera. -75%.